Centro Cultural Guarani
CENTRO CULTURAL GWYRÁ ´ TSÚ YWATE PYGWÁ
O grupo Tagwató Imarangatu (Gavião Sagrado) e associação Cânions Paulistas desenvolvem projeto de arquitetura de Centro Cultural Indígena, que será um dos principais marcos da história e identidade Tupi-Guarani no Sudoeste Paulista.
Situada em Barão de Antonina – SP, a aldeia Txondaros Tekoa Mbaé foi reconhecida e delimitada como território indígena pela Funai em 2011, fazendo parte de um importante e necessário processo de retomada das terras ocupadas originalmente pelos povos indígenas.
O Centro Cultural foi idealizado pelo grupo Tagwató Imarangatu e conduzido por Valdeir Candido de Lima, artesão e ex-cacique, para ser um espaço destinado à preservação das tradições, valores e cultura indígena, assim como para a promoção de um intercambio de saberes entre diferentes povos.
Para abrigar a programação prevista, a equipe técnica formada por arquitetos e urbanistas da associação Cânions Paulistas, previu espaços para exposições, apresentações musicais e teatrais, eventos gastronômicos e atividades ao ar livre como dança, gincanas, arco-flecha, etc. Está prevista uma área de descanso com redários para que os visitantes passem ali além de deliciosas horas de aprendizado e lazer, também momentos de sossego.
A estrutura destas cascas em curva é formada por arcos de madeira autoportantes, constituídos por peças leves, facilmente transportadas, montadas e travadas, não havendo a necessidade de uma equipe de obra especializada, equipamentos de grande porte, dispensando até mesmo o cimbramento.
Após a fase de estudo preliminar de arquitetura, que foi voluntariamente desenvolvida pelos autores na associação Cânions Paulistas, o projeto do Centro Cultural entra na fase de captação de recursos para financiar o desenvolvimento do projeto e execução da obra. Finalizada a construção, o espaço pretende se consolidar como uma destinação turística-cultural para escolas, moradores do sudoeste paulista e turistas vindos de todas as partes.
FICHA TÉCNICA
Localização: Aldeia Txondaros Tekoa Mbaé, Barão de Antonina – SP
Idealização: Grupo Tagwató Imarangatu (Gavião Sagrado)
Condução: Valdeir Candido de Lima
Colaboração: Cristiane Ferreira da Silva Ezaú, Iracema da Silva Lima, Isaac da Silva Filho, Isabela da Silva Lima, Nathalia de Oliveira e Ronald Natan de Lima
Realização: Associação Cânions Paulistas
Coordenação: Carolina Arruda Botelho Klocker
Equipe: Alexandre Monteiro Silva, Camila Fernandes Holcsik, Flávia Rossi, Maria Helena Calazans Luz e Marcos Chaddad
Renders e Vídeo: Alexandre Monteiro Silva
Pós-Produção: Camila Fernandes Holcsik e Carolina Arruda Botelho Klocker
* O grupo Tagwató Imarangatu (Gavião Sagrado) é formado por indígenas da etnia Tupi-Guarani. As atividades culturais desenvolvidas pelos integrantes são: canto, dança, gincanas, artesanato, arco e flecha. Também são realizados intercâmbios educativos em escolas, comunidades indígenas e não indígenas através palestras, vivências e feiras. O objetivo dos Tagwató Imarangatu é a criação de um centro cultural e educativo para fortalecimento da cultura tradicional do povo Tupi e visitação de estudantes, famílias e turistas.
Instagram: tagwatoimarangatu
JUNTE-SE A NÓS
Ideias nos aproximam e o trabalho nos une. Se você compartilha dos mesmos propósitos da Associação Cânions Paulistas e deseja saber como pode colaborar, ser associado, parceiro ou apoiador, entre em contato conosco pelo email info@canionspaulistas.org.br