No ano de 2023, por meio da Cânions Paulistas, o município de Itararé, sede da associação, teve duas importantes conquistas: a aprovação do Plano Municipal da Mata Atlântica e do Cerrado pelo Conselho de Meio Ambiente, e a preservação legal (tombamento) do Parque Ferroviário pelo CONDEPHAAT, conselho do patrimônio do estado de São Paulo.

Foram desenvolvidos dois novos projetos: Comunidades Rurais e Patrimônio Cultural é Turismo. O primeiro consistiu em seis planos participativos para aldeias, quilombos e assentamentos, enquanto no segundo projeto foi realizada, entre outras atividades, uma exposição itinerante sobre a Região Turística de Angra Doce. Com estes trabalhos, a associação ampliou seu raio de atuação, passando a estar presente em 18 municípios, incluindo também o estado do Paraná.

Ao longo do ano, foram feitas diversas ações educativas como rodas de conversa, oficinas, visitas a campo, cursos presenciais e online. Os associados participaram ativamente de conselhos municipais, comitês, fóruns, audiências públicas e câmaras técnicas vinculadas as finalidades da associação. Os dois primeiros anos da Cânions Paulistas foram celebrados com uma exposição na Galeria da Cidade, em São Paulo.

ACESSO AO PDF

JUNTE-SE A NÓS

Ideias nos aproximam e o trabalho nos une. Se você compartilha dos mesmos propósitos da Associação Cânions Paulistas e deseja saber como pode colaborar, ser associado, parceiro ou apoiador, entre em contato conosco pelo email info@canionspaulistas.org.br